segunda-feira, 30 de abril de 2012

Adventista entre 100 professores mais influentes do Twitter



Cachoeira, Bahia ... [ASN] Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido nas redes sociais, o professor e diretor de Marketing da Faculdade Adventista da Bahia, Fábio Bergamo, foi mencionado pela Revista Social Media Marketing Magazine (SMMM) na lista dos 100 mais influentes professores de Marketing no Twitter, nesta semana.

“Creio que essa é uma coroação do trabalho bem feito com as mídias sociais. Sou um entusiasta do tema! Aproximadamente 80% daquilo que posto no Twitter é relacionado à minha área profissional, o marketing. Acho que isto chamou atenção dos editores da SMM Magazine, entidade que gera a lista”, disse Bergamo.

A lista reúne os 100 melhores professores de marketing de todo o mundo que, segundo a revista, “fornecem conteúdo útil, envolvem-se constantemente com seus seguidores, usam das melhores formas o Twitter e outras formas de mídia social, e eram ativos no Twitter a partir de 18 de março de 2012”. Bergamo foi classificado na 88º posição.

Em seu perfil no microblog (@bergamomkt), Fábio Bergamo publica três séries de tweets diários. As séries são identificadas pelas hashtags #ProdutosPerfeitos, #DicadeMarketing e #FrasesClassicasdaTV. “Pretendo continuar com estas tweet-séries, além de sempre trazer informações sobre o mundo do marketing”, disse.

Fabio Bergamo tem tido destaque por sua atuação nas redes sociais. Em entrevista concedida ao blog "Marketing nas IES", por exemplo, o professor falou sobre suas pesquisas sobre relacionamento de clientes em instituições privadas de ensino superior, tendo as redes sociais como plano de fundo para essas ações. Além disso, também contribuiu como escritor em vários livros sobre Marketing. Ele participou do recém-lançado "Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing: Processos e Aplicações", lançado este ano pela Editora Atlas. [Equipe ASN,Wagner Almeida]

Meditações Diárias 2012 - Homem Morto Caminhando (30/04)



30 de abril Segunda

Homem Morto Caminhando


Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1

Nos estados norte-americanos em que a pena de morte ainda está em vigor, uma expressão de arrepiar é bem conhecida: “Homem morto caminhando!”

O condenado à pena de morte, geralmente do sexo masculino, esgotou todos os recursos possíveis junto à justiça. Provavelmente tenha permanecido no corredor da morte por muitos anos aguardando a continuidade do lento processo judicial, enquanto os advogados argumentaram e tentaram de tudo para encontrar um modo de poupar sua vida. Quem sabe, como última tentativa, tenham apelado ao governador por clemência, mas o pedido tenha sido negado. Não resta mais nenhuma esperança. O fim chegou. Acabou!
O prisioneiro faz sua última refeição. Encontra-se com o capelão pela última vez. Envia sua última mensagem. Dá seu último adeus. Então, é conduzido de sua cela até o local de execução. À medida que caminha para a morte, ouve-se: “Homem morto caminhando!”

Somos homens mortos caminhando. Não, não somos assassinos, estupradores ou sequestradores aguardando no corredor da morte a chegada do terrível dia, mas estamos condenados perante o tribunal do Universo. Pecamos, quebramos a lei de Deus, rebelamo-nos contra Ele em pensamento e ação e merecemos morrer. “Pois o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).

Mas graça significa que Deus não nos trata de acordo com aquilo que merecemos. Ele nos trata como Jesus merece. Fomos homens mortos caminhando, mas agora caminhamos como filhos e filhas de Deus, na plenitude do perdão e na vida nova que Ele nos concede. Sim, “o salário do pecado é a morte”, e esse é o nosso salário, mas a segunda parte do verso diz que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Não mais o salário, mas o dom. Não aquilo que merecemos, mas o que não merecemos. Louvado seja Deus!

“Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia. ‘Pelas Suas pisaduras fomos sarados’” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 25).

Querido Deus, que a Tua graça inunde a minha vida hoje, e que através de mim alcance as pessoas ao meu redor.

domingo, 29 de abril de 2012

Meditações Diárias 2012 - O Deus que não poupa (29/04)



29 de abril Domingo

O Deus que Não Poupa


Aquele que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas? Romanos 8:32

O Deus da Bíblia jamais fica no meio-termo. Ele é e age assim por natureza. Ele não poupa o pecado. A santidade e a pureza infinitas de Deus não consentem com o mal. Ele criou o Universo perfeito, mas concedeu a todos o poder de escolha porque queria, e ainda quer, que fôssemos livres para expressar nosso amor a Ele. Com essa liberdade, veio também a opção de dizer “não” a Deus. No dia em que isso aconteceu, no momento em que o pecado surgiu, Deus não ficou indiferente.

“Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo” (2Pe 2:4). Aqueles que um dia haviam sido anjos perfeitos, mas que escolheram seguir o próprio caminho, foram forçados a partir. Por mais que os amasse, Deus não os poupou e os expulsou das cortes celestiais.

Deus também não poupou o pecado na Terra. “Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio” (v. 5). A raça humana antes do dilúvio era longeva e altamente inteligente. Porém, concentrou seu poder criativo e sua força para buscar o mal, até que “toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” e “a Terra estava [...] cheia de violência” (Gn 6:5, 11). Aquele que é longânimo e paciente interveio como Aquele que não poupa, destruindo por meio do grande dilúvio o planeta que criara.

Além disso, Deus não poupou as cidades de Sodoma e Gomorra, mas as reduziu a cinzas, “tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios” (2Pe 2:6). O comportamento iníquo dos habitantes dessas cidades, imersos na perversidade, trouxe sobre eles o julgamento do Deus que não poupa.

Isso não é tudo! O Deus que não poupou a Sua ira contra o pecado tomou essa ira sobre Si. Ele nos amou de tal maneira que deu o Seu único, amado e perfeito Filho.

Diante desse presente, o maior de todos, “como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas?” Todas as coisas – todas as coisas – hoje e para sempre. Que Deus maravilhoso!

Desbravadores alertam população contra violência no Nordeste



Paraíba e Rio Grande do Norte ... [ASN] No Nordeste do Brasil, os desbravadores mostram sua atuação social e fazem a diferença em comunidades da Paraíba e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, durante a semana que antecedeu o Dia Mundial dos Desbravadores (comemorado dia 28 de abril) os clubes das cidades de Jaçanã, Japi e Nova Floresta, realizaram uma grande Caminhada pela Paz. Juntamente com membros adventistas, distribuíram para a comunidade a revista do projeto Quebrando o Silêncio, que trata do combate à violência doméstica. A caminhada foi encerrada em Jaçanã com um culto de oração pela diminuição da violência e gratidão pela realização do projeto.

Na quinta-feira, dia 26, houve intensa movimentação dos clubes de desbravadores da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Em parceria com o SEST/SENAT e com o apoio da Polícia Militar, o Ministério da Mulher da Igreja Adventista e os desbravadores realizaram uma blitz no prolongamento da Av. Prudente de Morais em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo foi alertar a população sobre a necessidade de combater a violência praticada contra crianças e mulheres, o uso de drogas e álcool e também de divulgar o trabalho preventivo do clube de desbravadores.

Foram distribuídos kits com folhetos sobre uso de drogas, combate a exploração sexual de crianças, a revista Quebrando o Silêncio que incentiva a denúncia a abusos a crianças e mulheres e os folders sobre o clube de desbravadores e clube de aventureiros. Foram abordados cerca de 600 carros e alguns ônibus. Para Aline Coelho, coordenadora do SEST SENAT uma dos organizadores da blitz, "campanhas como estas são importantes para a conscientização do público para um mundo melhor. Nós do SEST, temos esta parceria com o Clube de Desbravadores tanto em projetos sociais como em projetos esportivos e desejamos sempre apoiá-los", afirmou.

Homenagem pública – Um pouco antes disso, na terça-feira, 24, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN), o clube de desbravadores local foi homenageado por seu trabalho junto as crianças e adolescentes e pelo Dia Municipal do Desbravador naquele município. [Equipe ASN, Felipe Lemos, com informações do site da União Nordeste Brasileira]

sábado, 28 de abril de 2012

Promocional do Dia Mundial dos Desbravadores.mp4

Mordomia Cristã (Tortas)

Semana de Oração via satélite leva esperança ao Sul do Pará


Pará... [ASN] A Igreja Central Novo Horizonte de Marabá, no Pará, sedia um evento que está sendo retransmitido para toda a América Latina através do canal executivo da TV Novo Tempo, realizado pela Associação Sul do Pará. Com a presença do pastor Ronaldo de Oliveira, líder da Igreja Adventista para o sul do Estado de São Paulo e apresentador do programa Fé para Hoje na mesma emissora, a semana de oração tem como objetivo levar pessoas a tomarem uma decisão ao lado de Cristo. No primeiro culto da semana, realizado no dia 21 de abril, a música marcou presença e deu o tom da programação. O Pr. Francivaldo Faria, dirigiu a programação e com o grupo de louvor das igrejas de Marabá, conduziram o louvor congregacional. Ainda houve participação musical dos cantores locais.

Decididos pela Esperança, foi o tema escolhido para palestra do orador Ronaldo de Oliveira. Tendo uma plateia mista da comunidade evangélica da cidade, ele concentrou-se em um pensamento: Quando temos a vida no coração, também temos uma canção. Quando temos Jesus no coração, temos esperança”, comentou. Outro momento marcante da programação está sendo a cerimônia batismal.

A Semana de Oração continua até o dia 28 de abril, todas as noites, a partir das 19h30, na igreja Novo Horizonte, Marabá - PA. Pode ser acompanhada no canal executivo da TV Novo Tempo ou pela internet no endereço: http://ntmc.novotempo.org.br/executivo-vivo.asx. [Equipe ASN - Jackson Franca]

Meditações Diárias 2012 - A Aliança da Graça (28/04)



28 de abril Sábado

A Aliança da Graça


Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: “Vou estabelecer a Minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes. Gênesis 9:8, 9

Nessa passagem encontramos a primeira menção de um dos maiores conceitos da Bíblia – a aliança. Esse termo aparece mais de 200 vezes no Antigo e no Novo Testamento e nos atrai para a esfera de ação da graça.

Após o dilúvio, Deus estabeleceu uma aliança com Noé e seus descendentes. Mais tarde, estabeleceu uma aliança com Abrão e ainda mais tarde com as 12 tribos de Israel, que tinham acabado de fugir do Egito. Depois do período de peregrinação pelo deserto, Josué, que estava à beira da morte, reuniu o povo a fim de renovar a aliança com Deus. Na ocasião em que Israel assumiu o governo monárquico, os reis fiéis a Deus, como Ezequias e Josias, fizeram o mesmo. Os profetas falavam do dia em que o Senhor estabeleceria “uma nova aliança” com o Seu povo. Ao sentar-se à mesa com Seus amigos naquela última quinta-feira à noite de Seu ministério terreno, Jesus lhes ofereceu o cálice de suco de uva e disse: “Bebam dele todos vocês. Isto é o Meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados” (Mt 26:27, 28).

A palavra “aliança” ainda tem valor hoje, especialmente em termos jurídicos. As pessoas que adquirem um apartamento, por exemplo, geralmente têm que assinar um contrato que explica os direitos e as responsabilidades dos proprietários com relação ao condomínio. Em sua essência, aliança significa acordo mútuo, contrato. É algo tão antigo quanto os relacionamentos humanos; quanto o ato de comprar e vender.

Mediante a Sua graça e misericórdia para conosco, Deus utiliza essa ideia profundamente enraizada na mente do ser humano a fim de ajudar-nos a compreender e servi-Lo. É como se dissesse: “Vamos sentar à mesa e acertar os detalhes. Tenho uma proposta para você!”
A aliança de Deus sempre vem acompanhada de promessas, especialmente a promessa da vida eterna. Assim como um contrato humano, ela também especifica as responsabilidades e as obrigações. Em um aspecto, porém, difere bastante dos contratos que estamos acostumados a ver nas transações comerciais. O contrato é feito entre duas partes iguais, mas a aliança de Deus não funciona assim. Não negociamos com Ele; é Ele quem estabelece as regras.

Outra maneira de pensar na aliança é o plano da salvação. Deus planejou tudo. Ele nos oferece o dom da vida, um presente eterno, através do sangue de Jesus. Essa aliança é absolutamente segura, pois Ele assim prometeu.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mensagem do Pr. Areli (Dia dos Desbravadores 2012)





Brasília, DF ... [ASN] De um jeito bem jovem, de maneira informal, o pastor Areli Barbosa, líder sul-americano de Ministério Jovem, resolveu deixar um recado especial aos desbravadores de oito países em vídeo. Em meio a uma viagem, mesmo durante o aeroporto, Barbosa gravou um vídeo rápido parabenizando a todos os líderes e os mais de 170 mil jovens que compõem os clubes de desbravadores. Mundialmente, os adventistas, no dia 28 de abril, realizam programações especiais para comemorar a existência dos clubes de desbravadores.

Todos os domingos, devidamente uniformizadas, turmas de 10 a 15 anos contam com uma programação que envolve noções de respeito aos pais, aos professores, disciplina, cuidados com o meio ambiente, saúde e, também, orientações sobre a Bíblia. “Ser desbravador é participar da igreja, é estar envolvido em um programa missionário, mas é mais do que isso. É ter uma vida comprometida com a eternidade”, disse o líder no vídeo disponível no site oficial dos desbravadores. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Veja o vídeo

Meditações Diárias 2012 - Uma Víbora dentro de casa (27/04)



27 de abril Sexta

Uma Víbora Dentro de Casa


No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Provérbios 23:32

O noticiário aquele dia apresentou uma história estranha. Uma mulher morreu depois de ter sido picada por uma cobra venenosa. Ela dirigiu sozinha até a sala de emergência mais próxima (para o espanto da equipe médica), mas faleceu alguns dias depois de lutar contra o veneno mortal.

A polícia foi à casa da vítima para capturar a víbora, tomando precauções para se proteger. Dentro do local, não encontraram apenas uma víbora, mas outras serpentes em gaiolas, além de uma grande quantidade de animais exóticos.

Estranho? Sim e não. Antes de julgarmos essa pessoa, talvez devêssemos perguntar-nos se as víboras e outras criaturas exóticas encontram abrigo em nossa vida.

Ao advertir contra o poder sedutor do vinho, o sábio Salomão descreveu o cintilar dessa bebida no copo e a maneira como escorre suavemente, mas lembrou: “no fim, ele morde como serpente e envenena como víbora” (Pv 23:32).

Fico imaginando o que levou aquela mulher a manter cobras venenosas em sua casa. Talvez tenha sido sua aparência. Já vi víboras, como a víbora de Russell da Índia, cuja pele é composta por sequências complexas. Talvez tenha sido a adrenalina de manter um animal que apenas com uma picada podia levá-la à morte. Qualquer descuido e já seria tarde demais.

O pecado é como a víbora. Um pecado acariciado é como uma víbora de estimação. Sabemos que é mortal. Falta de conhecimento não é o problema. Mas o mantemos mesmo assim em nossa de casa. Ninguém mais sabe que ele está lá e o quanto o achamos atrativo. Talvez várias outras criaturas perigosas e peçonhentas encontrem abrigo em nossa vida.

Quem sabe seja exatamente o exemplo dado por Salomão – o álcool. Ou talvez as drogas. Ou a pornografia. Não importa o que seja, ele morde como serpente e envenena nossa vida eterna.

A graça de Deus é a graça que tudo supera. Ele deseja que caminhemos na plenitude da nova vida ao permanecermos nEle. Mas temos nosso papel a desempenhar. “O que nós não vencermos nos vencerá, operando a nossa destruição. [...] Um mau traço de caráter que seja, um só desejo pecaminoso, acariciado persistentemente, acabará neutralizando todo o poder do evangelho” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 32-34, itálico acrescentado).

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Meditações Diárias 2012 - O Teste Supremo (26/04)



26 de abril Quinta

O Teste Supremo


Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. Gênesis 22:8

Mesmo após 4.000 anos essa história ainda atinge nosso coração com um punhal tão real quanto a faca na mão do pai já idoso. Se fosse um conto tirado da literatura pagã ou de algum relato estilo tabloide da mídia moderna, poderíamos mantê-la longe de nossa vista e pensamento. No entanto, não podemos ignorá-la, pois foi descrita nas Sagradas Escrituras como o auge da saga de Abraão, o pai da fé. Temos que lê-la, temos que tentar compreendê-la.

Algumas perguntas pairam no ar. Por que Jeová, que declarou a Moisés ser o Deus todo-compassivo, ordenaria que um pai assassinasse o próprio filho? Como pôde o mesmo Deus que condenou a abominação do sacrifício humano ordenar a Abraão: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei” (Gn 22:2)?

Caro amigo, como você reagiria diante de tal ordem do Senhor? Enfiar uma faca no coração de seu próprio filho? Acender o fogo e queimar seu amado descendente até virar carvão e cinzas? Duvido muito que eu seria capaz de fazer isso. Provavelmente convenceria a mim mesmo de que não ouvira a voz de Deus, mas a do diabo.

Levaria essa questão em consideração apenas se tivesse um relacionamento tão íntimo com Deus que saberia ser a Sua voz que me ordenara a cometer tamanha barbaridade. Poderia pensar em talvez obedecer-Lhe apenas se minha confiança nEle fosse forte e clara o bastante.

O relacionamento entre Abraão e Deus era assim. Já idoso, Abraão conhecia Deus intimamente. Depois de todos os altos e baixos do passado, depois de todos os equívocos de uma fé em crescimento, Abraão havia amadurecido a ponto de o Senhor aplicar-lhe o teste máximo – um teste maior do que tirar a própria vida.

Não devemos ignorar a atitude de Isaque nesse drama. O garoto poderia ter fugido, mas em vez disso deixou o pai amarrá-lo sobre o altar e aguardou a morte.

Apenas através do mistério do Calvário é que compreendemos o enigma dessa história intrigante. Ali vemos o Pai e o Filho, em atitude voluntária, caminhando juntos para o local da morte pelos pecados do mundo.

Dessa vez, porém, nenhum anjo apareceu para impedir a mão assassina do algoz de cumprir sua tarefa.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Congresso mostra a universitários como conciliar ciência e religião



Fortaleza, CE... [ASN] “Contraponto: Integridade e Sucesso”, esse foi o tema do 2º Congresso de Universitários Adventistas para jovens dos Estados do Ceará e Piauí. O evento ocorreu neste fim de semana e contou com a participação de aproximadamente trezentas pessoas e alcançou visibilidade na mídia televisiva e na web.

O evento, que teve como oradores o pastor e doutor em arqueologia Rodrigo Silva, o historiador Matusalém Alves, o pastor e mestre Demostenes Neves, o diretor geral das instituições de Educação Adventista em todo o Nordeste do Brasil, pastor Enildo Nascimento, o Gerente de Marketing da Faculdade Adventista da Bahia, Mardem Mota, e o cantor Robson Fonseca, superou a expectativa dos universitários participantes. “Muito mais do que um congresso, aqui estou adquirindo conteúdo que me auxiliará na vida acadêmica, relacional, profissional e, acima de todo, espiritual”, afirmou o estudante de Design, Everton Oliveira.

Com palestras voltadas à coerência entre discurso e ação, Rodrigo Silva fez aplicações bíblicas que demonstravam a necessidade de conservar tanto a reputação como o caráter a fim de que o nome de Deus seja glorificado na vida e no ambiente em que o jovem universitário está inserido. “Houve um jornalista que fez o seguinte comentário: Na teoria a prática é outra. Temos que ter cuidado. A sociedade moderna, apesar do pluralismo e liberalismo não aceitam a incoerência, se eu digo que sou cristão, mas não tenho compromisso com as verdades bíblicas, acabo sendo uma ante propaganda do evangelho”, afirmou Silva.

Pela notoriedade do Congresso, o Site do Jornal Diário do Nordeste, o de maior circulação no estado, publicou matéria acerca da programação, além disso, a emissora TV Diário pertencente ao Sistema Verdes Mares de Televisão, filiada globo, apresentou matéria destacando a importância do Congresso promovido pela igreja para o esclarecimento arqueológico do impasse entre ciência e religião. Na matéria, a repórter Daniela Lavor, faz menção à iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em conciliar a vida acadêmica com a religião.

Por fim, o Congresso teve momentos marcantes, como o batismo da professora universitária, Eveline Andrade, ocasião que contou com a presença de parentes e amigos da mesma. Na noite de sábado foi realizada programação especial com o tema “De volta à infância”, na qual os jovens puderam se caracterizar relembrar desenhos animados e brincadeiras de quando eram crianças. [Equipe ASN, Thais Firmino].

Projeto lança pincípios bíblicos para Copa do Mundo



Brasília, DF... [ASN] Na terça-feira, 24, foi lançado em âmbito nacional o projeto Joga Limpo Brasil. O movimento é coordenado pela Sociedade Bíblica do Brasil e tem como objetivo criar uma mobilização de atletas, igrejas e organizações cristãs para difundir a mensagem bíblica e seus princípios durante a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

O projeto Joga Limpo Brasil pretende apresentar as principais estratégias para que a palavra de Deus esteja em evidência durante as competições esportivas.

Veja mais informações no site www.jogalimpobrasil.org.br. [Equipe ASN – Redação]

Meditações Diárias 2012 - Graça sem fim (25/04)



25 de abril Quarta

Graça Sem Fim


E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. 2 Coríntios 9:8

Na abertura da 19a temporada de seu programa de auditório, a apresentadora de televisão Oprah Winfrey prometeu fazer um “grande anúncio”.

Nessa ocasião em especial, Oprah convidou 11 pessoas do auditório para subirem ao palco. Todas precisavam de um carro. Cada uma recebeu de presente do programa um carro zero-quilômetro no valor de 28.400 dólares. Em seguida, ela disse: “Ainda há mais um carro – e alguém neste auditório tem a chance de levar para casa um carro completo e novinho em folha.” Uma jovem começou a circular pelo auditório distribuindo pequenas caixas para a multidão. Oprah instruiu as pessoas a não abrir ou chacoalhar a caixa até que recebessem permissão. Explicou que a chave do carro restante estava numa daquelas caixas. Ao som de tambores, Oprah ordenou que as caixas fossem abertas.

Ela apontou, uma por uma, a todas as pessoas no estúdio. “Você ganhou um carro! Você ganhou um carro! Você ganhou um carro!”, disse. Em seguida, declarou: “Todos ganharam um carro! Todos ganharam um carro! Todos ganharam um carro!”

O auditório começou a pular sem parar. Alguns gritaram, outros desataram a chorar. Todas as 276 pessoas ali presentes haviam sido cuidadosamente avaliadas para que a produção tivesse certeza de que precisavam de um carro. Algumas pessoas tinham histórias emocionantes para contar.

Oprah conduziu os convidados para o estacionamento do estúdio, onde carros zero-quilômetro brilhavam à espera de seus futuros donos. Mas não parou por aí. No mesmo programa, Oprah também ajudou uma jovem que passara a maior parte da adolescência em abrigos para moradores de rua presenteando-a com um guarda-roupa completo no valor de 10 mil dólares e uma bolsa de estudos para cursar os quatro anos da faculdade. Além dela, ajudou uma família com oito filhos adotivos que estava prestes a ser despejada. Eles receberam um cheque no valor de 100 mil dólares para comprar a casa, mais 30 mil para realizar consertos e comprar mobília nova.

Oprah Winfrey já acumulou uma fortuna de um bilhão de dólares; por isso, não sentirá falta daquilo que ofereceu. “Um dos meus presentes favoritos é beneficiar outras pessoas”, afirmou. Mas Deus é mais, muito mais generoso. Sua graça alcança a todos. Você não precisa ser um dos poucos selecionados de um programa de televisão para recebê-la. Sua graça não tem fim.

terça-feira, 24 de abril de 2012

I Congresso de Música da Associação Bahia Central



Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Música da Associação Bahia Central (ABaC). O evento ocorre na Faculdade Adventista da Bahia (IAENE), nos dias 06 e 07 de julho, e é voltado para Diretores de música, cantores e instrumentistas.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes palestrantes e convidados especiais:

PALESTRANTES:


Prof. Pablo Sanches (Coral Jovem)

Prof.ª Juliana Sanches (Direção de grupos vocais)

Prof. André Vieira (Grupos Instrumentais)

Prof.ª Gisele Nino (Técnica Vocal)

Lucas Gondim (Sonoplastia)

Pr. Daniel Lüdtke (Ministério de Louvor)


CONVIDADOS ESPECIAIS:


Melissa Barcelos (Cantora)

Felipe Garibaldi (Violonista)

Clauce Cunha (Apresentadora do Caixa de Música)

Ex-empresária muda vida pelo poder de Deus



Salvador, BA...[ASN] Apesar de ser proprietária de um laboratório de análises clínicas, e ter uma vida financeira abastada, Vera Lúcia era infeliz. Segundo ela, o clima de atividades ilícitas e a elevada carga horária dedicada ao trabalho a tornava angustiada. "Em determinado momento fui assaltada. Perdi trinta mil reais", contou emocionada. A partir daí Vera decidiu orar a Deus solicitando que Ele a afastasse da empresa. A essa altura, ela já estava dependente de medicamentos contra a depressão. Mas algo mudou a sua vida! Vera Lúcia conseguiu encontrar a paz e a esperança que tanto almejava. [Equipe ASN, Thaiane Firmino].

República Dominicana sedia evento mundial de Liberdade Religiosa



República Dominicana... [ASN] Funcionários de governo e especialistas em Liberdade Religiosa de todas as partes do mundo, como Rússia, Jordânia, Espanha, Zâmbia, Austrália e Coréia chegaram à República Dominicana para uma reunião internacional de defensores da Liberdade Religiosa. Mais de 900 pessoas, representando aproximadamente 65 países, estão assistindo ao Congresso Mundial sobre o assunto, que teve início na manhã de hoje, 24 de abril, na cidade de Punta Cana.

“Não conheço outro evento como este, que reúna a um grupo tão grande e diverso de pessoas dedicadas à promoção de uma das liberdades mais básicas do ser humano - o direito a crer ou não crer,” disse John Graz, secretário geral da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, com sede em Washington D.C., e que é o responsável pela organização do evento.

Entre as pessoas que estão assistindo ao Congresso está o Embaixador Robert Seiple, o primeiro embaixador especial dos Estados Unidos para a liberdade de culto, e o Secretário Sergey Melnikov, de Moscou, que representa o presidente da Rússia. Outros funcionários de governo que estarão presentes são os Senadores Aurekio Iragorri e Charles Schultz, ambos da Colômbia, o Primeiro Ministro Gerrit Schotte, de Curaçao, e Brent Symonette, vice-ministro e Ministro de Assuntos Exteriores das Bahamas.

O evento atraiu a líderes religiosos de diversas religiões. O Dr. Neville Callma, secretário geral da Aliança Mundial Batista falará aos assistentes do Congresso junto com o Dr. Larry Miller, secretário do Fórum Global Cristão - uma organização que representa cerca de 100 milhões de cristãos em todo o mundo. Também falará, na quinta-feira, o pastor Ted Wilson, presidente da igreja Adventista do Sétimo Dia, que conta com 17 milhões de membros.

“Pessoalmente creio que há um grande interesse neste Congresso porque existe um reconhecimento mundial de que a religião é cada vez mais uma força poderosa na sociedade – para o bem ou para o mal”, disse Graz. “Para o futuro da estabilidade geopolítica, temos que aprender a nos relacionarmos bem com os demais, independentemente de nossas crenças. O respeito e a tolerância, e mais importante ainda, o reconhecimento de que cada pessoa tem direito a definir suas próprias crenças, são as bases de um futuro mais pacífico. Para isso viemos até aqui, para reiterar nosso compromisso”.

O congresso mundial, realizado a cada cinco anos, reúne juristas, líderes religiosos, peritos, organismos não governamentais e defensores da liberdade religiosa. O tema central do evento deste ano, “Laicismo e liberdade religiosa - Um conflito ou uma aliança?” põe em pauta um assunto que suscita uma crescente preocupação para os defensores da liberdade religiosa.

Este evento é organizado e patrocinado pela Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa - uma organização não sectária, fundada em 1893, que se dedica a defesa e promoção da liberdade religiosa das pessoas de todas as confissões (www.irla.org). [Equipe ASN - Silvestre González Tabar e Bettina Krause]

Meditações Diárias 2012 - Tio Abraão (24/04)



24 de abril Terça

Tio Abraão


Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda. Gênesis 13:9

Como pai da fé, Abraão teve um registro incompatível e algumas vezes instável; mas, como tio de Ló, foi um verdadeiro modelo. Ele sempre agia com bondade, prontidão em ajudar e, acima de tudo, generosidade. A graça que vivenciava fluía diretamente para o filho de seu irmão falecido.

A vida de Ló, no entanto, era outra história. Fraco, dependente e dotado de poucas características positivas, Ló era filho de Harã, o terceiro filho de Terá.

A família vivia em Ur, uma cidade importante naquela época. Harã morreu jovem, enquanto seu pai ainda estava vivo.

Ur era uma cidade pagã, mas o Senhor esteve lá. Ele Se revelou a Abraão, que esteve disposto a ouvir, e lhe disse para sair de Ur. Assim, a família inteira se mudou, fazendo a primeira parada em Harã, local em que ficaram acampados por um tempo até a morte de Terá. Abraão se mudou para Canaã e Ló foi junto. Ló acompanhou Abraão em suas jornadas até que surgiu um problema. Tanto Abraão quanto Ló agora possuíam grandes rebanhos. Simplesmente não havia terra suficiente para os dois. Os empregados começaram a brigar e Abraão bondosamente concedeu a Ló o privilégio de escolher a terra em que desejava morar. “Escolha o que quiser”, ofereceu.

Ló escolheu a melhor porção de terra – a planície irrigada pelo rio Jordão. Esquecendo-se de que Abraão havia sido seu protetor e benfeitor por todo o caminho de Ur até ali, Ló pensou apenas em seus próprios interesses. Faltavam-lhe consideração e gratidão.

Foi uma decisão desastrosa. Logo as cidades da planície foram atacadas por uma coalizão entre os reis do norte e Ló foi levado cativo. Quem você acha que foi resgatá-lo? O bondoso tio Abraão. Mais tarde, o Senhor decidiu destruir Sodoma e Gomorra por causa de sua grande iniquidade. Quem suplicou que seus habitantes fossem poupados (pensando em Ló, claro)? O tio Abraão novamente!

Deus destruiu aquelas cidades. Ló foi salvo. Os anjos tiveram que arrastá-lo para longe da destruição iminente. O último registro de Ló é ainda mais patético: morando numa caverna, amedrontado, bêbado e tornando-se pai dos próprios netos (Gn 19:30-38).

Abraão e Ló. Duas histórias, dois caminhos. Um ofereceu e ganhou tudo; o outro cobiçou e perdeu tudo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Meditações Diárias 2012 - Pai Abraão (23/04)



23 de abril Segunda

Pai Abraão


Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15:6

Em Abraão, o pai da fé, podemos ver nosso reflexo. A fé manifestada por Abraão não era uma característica sólida e inalterável desde o princípio, mas uma experiência progressiva de confiança em Deus.

Por um lado, Abraão não foi um bom exemplo de fé. Ao levar a família para o Egito para fugir da fome que assolava Canaã, Abraão arquitetou um plano que, em seu conceito, protegeria sua esposa, Sara, e a ele. Sara era uma mulher muito bonita e Abraão ficou com medo de que os egípcios o matassem para ficar com ela. “Diga que é minha irmã”, instruiu Abraão (Gn 12:13).

Deus já o havia conduzido por um longo trajeto desde Ur dos Caldeus até Harã, a noroeste da Mesopotâmia e abaixo de Canaã. Ele havia saído de sua terra natal pela fé, em obediência ao chamado de Deus, sem saber para onde estava sendo levado. Depositou sua confiança em Jeová.

Mas no Egito sua fé vacilou. Será que Aquele que o havia protegido por tantos quilômetros e tantos anos em várias situações diferentes não poderia – não iria – protegê-lo desta vez? Claro que sim. Mas Abraão tirou os olhos do Senhor e permitiu que as circunstâncias do momento – a terra estrangeira, o povo aparentemente ignorante da existência de Deus – abalassem sua confiança.

Foi um plano imediatista e tolo que ele arquitetou. Na verdade, parece notavelmente egoísta. Abraão estava mais preocupado com a própria pele.

Anos mais tarde, encontramos esse homem cometendo o mesmo erro com Abimeleque, rei de Gerar (Gn 20). Soa familiar? Deus nos leva pelo mesmo caminho na tentativa de ensinar-nos a confiar nEle. Deus não desiste de nós.

“Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça”. O texto de hoje traz o relato clássico de justiça pela fé em vez do esforço humano. Porém, mesmo depois dessa linda declaração, encontramos o pai Abraão, frustrado com a infertilidade de Sarai, tomar a serva Hagar para ser sua concubina.

Passo a passo, gradualmente, Abraão aprendeu a confiar em Deus. Sua fé cresceu lentamente até se transformar em uma fidelidade firme como a rocha.

E quanto a nós?

Meditações Diárias 2012 - Como nos Dias de Noé (22/04)



22 de abril Domingo

Como nos Dias de Noé


Porém Noé achou graça diante do Senhor. Gênesis 6:8, ARA

O nascer e o pôr do sol. Casamentos, nascimentos e mortes. Comemorações e banquetes; festas e prazer. Comprar e construir; trabalhar e brincar. A vida seguia seu curso, como um CD com o botão “repetir” acionado.

Sempre fora assim. E continuaria desse jeito para sempre. Assim pensavam. Mas Deus disse: “Não! Chega.” Ele viu que todos os pensamentos do coração eram apenas de maldade, que toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra. O Senhor declarou: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra” (Gn 6:13).

Em meio ao predomínio da iniquidade, um homem não se contaminara. Noé achou graça (isto é, favor) aos olhos do Senhor. A esse homem Deus deu uma mensagem de advertência para uma geração condenada e a missão de construir uma arca para salvar aqueles que dessem ouvidos.

O livro de Hebreus fala um pouco sobre esse homem: “Quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família” (Hb 11:7). Que fé! Construir um barco enorme sem ter água para navegar, pregar a destruição para um mundo banhado pelos raios de sol. Esse homem olhou além do que seus olhos eram capazes de enxergar e do que a razão lhe dizia; ele olhou para Deus, o Criador do Céu e da Terra, que disse que destruiria tudo.

Assim como nos dias de Noé, disse Jesus, será a vinda do Filho do homem. A vida parecerá seguir seu curso normal, como se nada pudesse quebrar o ciclo infalível. “Eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem” (Mt 24:39).

Eles nada perceberam, até que o dilúvio os apanhou de surpresa.

Eles nada perceberam, mas podiam ter percebido. Um homem – um homem de fé, um homem que achou graça diante de Deus – pregou por meio de palavras e atos durante 120 anos.

Já faz algum tempo que Jesus prometeu: “Voltarei e os levarei para Mim” (Jo 14:3). A maioria das pessoas pensa que essa promessa não se cumprirá. Mas, para sua surpresa, Ele virá.

Nos dias de hoje, tão semelhantes aos dias que antecederam o dilúvio, Deus está em busca de Noés.

Meditações Diárias 2012 - Cortando a Mão Direita (21/04)



21 de abril Sábado

Cortando a Mão Direita


E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno. Mateus 5:30

Essas palavras são estranhas e foram proferidas pelo próprio Jesus. O que será que Ele quis dizer com elas?

Ao longo dos séculos, alguns cristãos as levaram ao pé da letra. No início do terceiro século, o teólogo Orígenes, na tentativa desesperada de controlar o desejo sexual, castrou a si mesmo. Alguns outros, pensando que estavam seguindo Jesus, também mutilaram o corpo.

Mas esse pensamento estava totalmente errado. Jesus foi o Grande Médico, não um mutilador. Ele sempre tornava homens e mulheres inteiros de corpo, mente e espírito. A verdadeira religião amplia nossa experiência, não a diminui.

O contexto desse verso nos ajuda a entender o que Jesus quis dizer. Essas palavras fazem parte do famoso Sermão do Monte, em que por seis vezes Jesus repete: “Vocês ouviram o que foi dito. [...] Mas Eu lhes digo.” Em todos os casos, Jesus cita uma regra do Antigo Testamento e a amplia.

Em Mateus 5:27-30, Jesus cita o sétimo mandamento do Decálogo, que proíbe o adultério. Em seguida, Ele amplia a abrangência do mandamento, mostrando que até mesmo o ato de olhar com más intenções para uma mulher já é o suficiente para quebrá-lo. Então, Ele diz: “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. [...] Se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora.” Ou seja, tudo aquilo que nos levar a pecar, por mais que gostemos, deve ser banido de nossa vida.

Radical demais? Sim, mas essa é uma questão de vida ou morte. Uma raposa ou um lobo apanhados em uma armadilha roerão a pata a fim de salvar a própria vida. Aron Ralston, ao partir para uma escalada solo no Parque Nacional Canyonlands de Utah, Estados Unidos, em abril de 2003, foi obrigado a enfrentar uma escolha semelhante. Ralston acidentalmente liberou uma rocha de 360 quilos que o comprimiu dentro de uma fenda estreita do cânion. No sexto dia de clausura e beirando a loucura, Ralston decidiu fazer a única coisa que o libertaria de sua prisão: ele cortou o antebraço com uma faca de bolso.

Radical, mas ele escolheu a vida em vez da morte. Nós também precisamos romper radicalmente com qualquer hábito que nos leve para a morte eterna. Livre-se de todo hábito que estiver obstruindo o caminho da salvação. Corte-o! A graça nos conclama a tomarmos atitudes radicais.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meditação Diária 2012 - O homem que andou com Deus (20/04)



20 de abril Sexta

O Homem que Andou com Deus


Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. Gênesis 5:24

A morte e os impostos sãos as duas grandes certezas da existência humana. Mas, antes de existirem os impostos, já existia a morte.

O quinto capítulo do livro de Gênesis registra a existência das primeiras gerações de vida humana na Terra. A leitura soa como um canto fúnebre em que se repete “e morreu” várias vezes. “[Adão] viveu ao todo 930 anos e morreu”; “[Sete] viveu ao todo 912 anos e morreu”; “[Enos] viveu ao todo 905 anos e morreu”; “[Cainã] viveu ao todo 910 anos e morreu”; “[Maalaleel] viveu ao todo 895 anos e morreu”; “[Jarede] viveu ao todo 962 anos e morreu” (v. 5, 8, 11, 14, 17, 20).

De repente, a sequência é quebrada. Enoque, a sétima geração desde Adão e pai de Matusalém, não morreu. Deus simplesmente o arrebatou. Após essa interrupção surpreendente, o canto fúnebre volta: “[Matusalém] viveu ao todo 969 anos e morreu”; “[Lameque] viveu ao todo 777 anos e morreu” (v. 27, 31).

Quem foi esse homem que andou com Deus e, após 365 anos na Terra, foi trasladado para a vida eterna? Que tipo de vida ele levou para dar à humanidade a esperança de que a temível maldição da morte não segurará para sempre todos nós em suas gélidas garras?

Sabemos tão pouco a respeito desse homem. Além do registro fúnebre de Gênesis, Enoque foi mencionado, rapidamente, em apenas dois outros lugares na Bíblia. O livro de Hebreus nos diz que ele “não experimentou a morte. [...] Pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus” (Hb 11:5). No livro de Judas lemos que Enoque profetizou o julgamento iminente do Senhor sobre os ímpios (Jd 14, 15).

A característica mais intrigante de Enoque, no entanto, é a encontrada no primeiro relato: “Enoque andou com Deus”. Isso aconteceu nos dias que antecederam o dilúvio, período em que homens e mulheres extremamente inteligentes mergulharam de cabeça numa vida de violência e imoralidade, utilizando seu poder criativo para inventar novas expressões do mal. Em meio a essa geração, um homem se manteve afastado. Ele escolheu a Deus; Deus tornou-Se seu melhor amigo. E por fim Deus lhe concedeu a suprema demonstração de Sua graça. Levou Enoque para habitar com Ele.

Querido Deus, permita-me andar contigo hoje.

Lagarto, SE, recebe TV Novo Tempo em canal aberto


Lagarto, SE... [ASN] Agora, os habitantes de Lagarto, SE, já podem contemplar o canal da esperança em TV aberta. “Eu estou muito feliz por ter a TV Novo Tempo, em canal aberto, na minha casa. A programação é maravilhosa. Tem de tudo. O meu esposo não é adventista e tem se deleitado com o canal. Estou cheia de esperança”, conta a secretária Cláudia Pereira. Para o prefeito da cidade, Valmir Monteiro, este é um momento de conquista para Lagarto. “A população de Lagarto só tem a ganhar com esse novo canal de qualidade. Na minha casa, por exemplo, somos telespectadores assíduos da TV Novo Tempo, que certamente trará esperança aos lares dos lagartenses”, afirma Valmir. Cerca de mil pessoas estiveram na cerimônia de inauguração da TV, na cidade. A celebração contou com a participação musical do Grupo Órion, momentos de agradecimento, oração e, claro, muita festa. “Todos nós estamos vibrando com a abertura de mais um canal da TV Novo Tempo, no Estado”, comenta o presidente da sede administrativa das Igrejas Adventistas de Sergipe (Missão Sergipe – MSE), pastor Marcos Militão. Além de Lagarto, Tobias Barreto e Carira também já possuem transmissão aberta do canal da esperança. Para você que é de Lagarto, sintonize no canal 52, o canal da esperança. [Equipe ASN - Rafaella Oliveira]

Treinamento de web movimenta voluntários em SP



São Paulo, SP... [ASN] O departamento de comunicação da Associação Paulistana, escritório que administra a Igreja Adventista na capital de São Paulo, decidiu inovar no seu treinamento para os líderes do setor nas igrejas do campo. Para isso, ao invés de marcar um dia de palestras e atividades em um local específico, a programação foi transmitida pela internet e cada pessoa pode acessar e participar do treinamento da própria casa.

Foi o primeiro Tecmissão (Tecnologia e Missão), cujo tema foi “Conectados para Salvar”. O evento aconteceu no sábado, dia 14, das 15h às 17h e contou com a participação de vários nomes influentes na área de tecnologia e internet. O treinamento teve a presença do cantor Leonardo Gonçalves, que além de cantar, também participou das discussões propostas em debates. Foram quatro blocos com assuntos específicos. Evangelismo e internet, uso das redes sociais para a obra missionária, o comportamento cristão na internet e também a apresentação da APTV (projeto de produção de material em vídeo da Paulistana).

Somente o acesso único de computadores atingiu a marca de 245. O número geral de acessos à página passou dos 500. No ano passado, o treinamento de comunicação presencial contou com a participação de 90 pessoas. Sem contar que, no treinamento online, não havia barreiras territoriais. Por isso, estiveram conectadas pessoas de diversas partes do Brasil, além de outros lugares do mundo também, como Canadá, Peru e Suíça.

O comportamento do cristão na internet foi um tema que criou um debate interessante entre os convidados, mas o que ficou claro é que ela é apenas um meio pelo qual é transmitido aquilo que a pessoa é na vida normal. “O comportamento na internet não deve ser diferente da vida ‘offline’. Seja espontâneo e nunca coloque na internet aquilo que você não teria coragem de dizer e mostrar pessoalmente para as outras pessoas”, diz Alex Isnenghi, publicitário.

Quem assistiu a programação saiu com a certeza de que o mais importante na missão de levar a mensagem de Jesus para outras pessoas não é o meio, mas sim o conteúdo. As ferramentas tecnológicas são muito importantes e fundamentais, mas de nada valem sem conteúdo e falta de conhecimento naquilo que é veiculado. “A mensagem que é transmitida é o mais importante. Deve ser um conteúdo valioso e que fale de Cristo”, declara Franklin Portela, diretor da Rádio da Igreja de Moema.

O diretor de comunicação da Paulistana, Valter Araujo espera que esse seja o primeiro de muitos “Tecmissão”. Ele disse que pela interatividade nas redes sociais, existem muitos assuntos na área que ainda precisam ser esclarecidos. “Eu acredito que esse foi apenas um pontapé inicial. Com certeza iremos avançar” afirma o pastor.

Vânio Fortes, que coordenou o “Tecmissão”, deixou uma mensagem em relação ao uso da tecnologia e a missão. “A tecnologia está proporcionando novas formas de falar, cooperar, trabalhar, explorar e se divertir, transformar o passivo em interativo. Aprendemos novas maneiras de pensar, confiar e de se comportar. O mundo mudou, a sociedade e as pessoas também estão mudando velozmente. Para alcançá-los todos precisamos assimilar, investir e empregar novas tecnologias. O “Tecmissão” é uma iniciativa que veio pra ajudar e incentivar o uso das tecnologias na difusão da mensagem”, conclui. [Equipe ASN - Gabriel Stein]

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Consumismo infantil: Como lidar com esse invasor?


São Paulo, SP... [ASN] O número de crianças e adolescentes adeptos ao consumismo tem aumentado consideravelmente. A escolha da alimentação, do imóvel, do roteiro turístico e até do automóvel deixou de ser uma preocupação reservada apenas aos adultos. Hoje esta realidade está inserida no contexto infantil. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostram que 80% das decisões de compra de uma família brasileira sofrem influência infantil. A fim de trabalhar os valores na infância e contribuir com o desenvolvimento e a formação saudável dos pequenos foi realizado no dia 15 de março o IV Encontro de Psicologia realizado no ECOE - Espaço Comunidade Esperança em parceria com o SEPSI –Serviço de Psicologia.

"Consumismo Infantil: um problema que desafia pais e professores” foi o tema ministrado pela psicóloga e publicitária Maria Helena Masquetti, integrante do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana - uma organização sem fins lucrativos que atende crianças de São Paulo.

Durante o encontro pais, educadores e psicólogos compartilharam ideias e informações voltadas à indução da publicidade infantil e os efeitos causados pelo consumo desnecessário. “A propaganda acaba comprometendo os valores da garotada. Segundo uma pesquisa americana trinta segundos são suficientes para uma marca influenciar uma criança. Ainda mais quando os produtos e serviços são associados a personagens famosos, brindes, jogos e embalagens chamativas”, afirma Maria Helena.

A televisão foi citada como principal instrumento persuasivo que induz as crianças a sentirem a necessidade de adquirir um brinquedo novo ou a roupa da moda. De acordo com dados do Painel Nacional de Televisão do Ibope, o Brasil é o país em que as crianças gastam mais tempo assistindo televisão, cerca de 5 horas.

Para a publicitária Masquetti as consequências das propagandas para as crianças são diversas: obesidade infantil decorrente de maus hábitos alimentares; violência acometida contra a família e sociedade para adquirir o que deseja; consumo de álcool por conta do incentivo dos comerciais de cerveja e o estresse familiar causado pela insistência da criança em adquirir determinado produto.

Inúmeros são as ações que podem ser usadas no combate ao consumismo infantil. Para o funcionário público Sal Young, pai de um menino de 7 anos e uma menina com 4 anos, “o melhor é ter uma relação aberta com filhos”, declara. Além disso, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar a criança a aproveitar essa fase: o consumo consciente deve ser uma prática ensinada pelos adultos; evitar dar presentes para substituir o afeto e compensar a ausência; quando for necessário, dizer “não” à criança com firmeza e confiança; reforçar e apoiar comportamentos saudáveis; incentivar as crianças com brincadeiras criativas e coletivas; abolir a ideia de deixar o aparelho de TV ou computadores no quarto e acompanhar o conteúdo do que as crianças estão assistindo e acessando; reservar um tempo para passeios em família em meio à natureza; e incentivar a alimentação saudável. [Equipe ASN - Danúbia França]

Líderes animam adventistas na China



Pequim, China ... [ASN] Ted N. C. Wilson, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mundial, e outros líderes da Igreja estão no meio de uma visita oficial de 10 dias à China, buscando fortalecer os laços entre a família global adventista e cerca de 400 mil adventistas na República Popular da China.

“Temos visitado membros fiéis, dinâmicos e corajosos da igreja ”, Wilson escreveu no dia 4 de abril aos editores da Adventist Review. “Vimos as adoráveis igrejas que possuímos, ouvimos corais maravilhosos, vimos jovens entusiásticos nas igrejas e o resultado das fervorosas atividades missionárias dos membros da igreja. Conhecemos algumas das grandes cidades modernas nesse imenso país, bem como a sólida infraestrutura e as belezas naturais e, é claro, as milhares e milhares de pessoas por toda a parte”.

Juntamente com Wilson estavam G. T. Ng e Robert Lemon, respectivamente secretário e tesoureiro da Igreja Mundial, e também Jairyong Lee, presidente da Divisão Asiática do Pacífico Norte; David Kok Hoe Ng, presidente da União Chinesa e Eugene Hsu vice-presidente geral da Igreja mundial. Williams Costa Jr., diretor do Departamento de Comunicação e Andre Brink, diretor associado de Comunicação da Igreja mundial. A delegação contou ainda com o diretor regional de Comunicação Suk Hee Han.

Uma das paradas no itinerário foi a cidade de Wenzhou, no sul da China. A cidade tem nove milhões de habitantes e 1 milhão de cristãos. Com tal densidade de cristãos, ela algumas vezes é chamada de “a Jerusalém da China”.

“Em Wenzhou há 40 mil guardadores do sábado que esperam pela segunda vinda de Jesus”, disse Hsu. “Eles representam cerca de 10% dos adventistas na China e são o segundo maior grupo de cristãos na região”, ele acrescentou.

A população da China é de mais de 1.3 bilhões de pessoas e uma crescente comunidade cristã. Os adventistas, em muitos casos, prestam culto nos mesmos edifícios usados por outros protestantes. Não obstante, os adventistas chineses guardam o sábado e professam as mesmas crenças bíblicas fundamentais dos demais membros ao redor do mundo.

“É tocante ver como o amor de Deus nos une como uma família mundial e como o Espírito Santo opera nesse país, sem uma estrutura formal da Igreja e assistência externa”, disse Ng.

No dia 31 de março, Wilson pregou na Igreja Adventista Mu'en em Xangai e se reuniu com mais de 1.500 membros. À tarde, a delegação foi para a cidade de Wuxi, há duas horas de distância, e encontrou um grupo entusiástico de crentes adventistas na Igreja Adventista Wuxi Xi'an para saudar a equipe da liderança com um culto musical e de oração.

Na tarde de 1 de abril, foi apresentado um programa especial na Igreja Adventista de Jingshi, na cidade de Wenzhou. A cada parada, Wilson proferia palavras de encorajamento aos crentes adventistas. [Equipe ASN, com informações de Williams Costa Jr.]

Meditações Diárias - Livre do medo


LIVRE DO MEDO

Acaso, nas trevas se manifestam as Tuas maravilhas? E a Tua justiça, na terra do esquecimento? Sal. 88:12.

O medo e a insegurança estão presentes todos os dias na experiência humana. Você pode negá-los ou confundi-los com timidez e fragilidade; porém, o medo e a insegurança estão escondidos em algum canto da natureza humana e se manifestam, às vezes, em forma de agressividade e violência.

Quando uma criança não recebe amor e segurança, acaba fabricando fantasmas imaginários. Cresce pensando que todas as pessoas são uma ameaça e percebe o mundo da perspectiva do temor.

Ela não se torna um adulto feliz. Grita com os outros, agride, machuca e fere, tentando ser feliz. Pode ter formação universitária em “liderança”, “qualidade total”, ou “inteligência emocional”, mas seus temores inconscientes são maiores que seus conceitos conscientes, e acabam destruindo, num minuto, o que, às vezes, se construiu em vários anos.

O salmista pergunta: “Acaso, nas trevas se manifestam as Tuas maravilhas?” Não. Quando a alma está cheia de trevas, não é possível ser feliz. A vida é “terra do esquecimento”, terra da morte. Morrem os sonhos, a família, os planos futuros. Nós os matamos todos os dias com as nossas atitudes, irremediavelmente controladas pelo mundo inconsciente de feridas e chagas que alguém abriu quando éramos crianças.

Existe esperança de recuperação? Existe cura? Sim. O próprio salmista acrescenta no verso 13: “Mas eu, Senhor, clamo a Ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de Ti a minha oração.” O salmista achou remédio para seus males em Jesus.

Clame ao Senhor. Chore diante dEle se for preciso. Ninguém o verá no oculto de sua câmara ou no silêncio do seu coração. Identifique suas feridas e, se não conseguir, peça ao Senhor que assim mesmo o cure delas. Mas seja livre. Para amar, para ser feliz e fazer felizes as pessoas que você ama. Livre para viver sem temor e vencer. Para ser humilde e aprender a pedir perdão. Para aceitar que nem sempre é vitorioso quem chega em primeiro lugar.

Pergunte hoje mais uma vez a Deus: “Acaso, nas trevas se manifestam as Tuas maravilhas? E a Tua justiça, na terra do esquecimento?”

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fuja de preocupações desnecessárias



Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Mateus 6:25.

Enquanto fazem o melhor possível, não cansem vosso corpo e espírito com os cuidados desta vida; não deixem o abatimento estragar vossa experiência religiosa; mas confiem que o Senhor realizará por vocês, e por vocês fará aquilo que não conseguem fazer sozinhos. A vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido.

Há muita inquietação desnecessária, muita preocupação, sobre coisas que não podem ser remediadas. O 
Senhor quer que Seus filhos ponham sua confiança plenamente nEle. Nosso Senhor é Deus justo e justiceiro; Seus filhos devem reconhecer Sua bondade e justiça nas coisas da vida, grandes e pequeninas. Os que nutrem o espírito da inquietação e queixumes recusam-se a reconhecer a guiadora mão divina.

A ansiedade desnecessária é tolice e nos impede de nos situarmos na legítima atitude perante Deus. Quando o Espírito Santo vem à alma, não há desejo de queixas e murmurações por não termos tudo que desejamos. Antes, daremos graças a Deus, de pleno coração, pelas bênçãos que fruímos.

Há uma bênção que podem desfrutar todos os que a busquem da devida maneira. É o Espírito Santo de Deus; e esta é uma bênção que traz após si todas as outras bênçãos. Se formos a Deus como criancinhas, pedindo Sua graça, e poder e salvação, não para nossa própria exaltação, mas para podermos ser uma bênção aos que nos rodeiam, nossas petições não serão negadas. Estudemos, pois, a Palavra de Deus a fim de que saibamos como nos apoderar de Suas promessas e suplicá-las como nos pertencendo. Então seremos felizes. O inimigo será incapaz de nos destruir a paz.

Cristo veio à Terra e deu Sua vida para que pudéssemos ter salvação eterna. Quer Ele circundar a cada um de nós com a atmosfera celestial, a fim de que possamos dar ao mundo um exemplo que honre a religião de Cristo. … Nesta vida devemos ser controlados pelo espírito que impera nas cortes celestes. Devem ir diante de nós a justiça e a verdade. E a glória do Senhor será a retaguarda de todos os que O servem aceitavelmente. Eles alcançam a justiça de Cristo.

Fonte: Nos Lugares Celestiais, pág 112 de Ellen G. White.

Projeto exclusivo para mulheres leva 22 pessoas ao batismo


Viamão, RS... [ASN] No sábado, dia 14, 22 pessoas foram batizadas como fruto do trabalho direto das integrantes do projeto Mulheres Evangelizadoras Levando Luz (Mel), da Igreja de Vila Júlia, em Viamão, RS. Além da cerimônia batismal, as mulheres que foram investidas no projeto Mel em outubro do ano passado, receberam uma bolsa contendo estrelas, que simbolizam o número de pessoas que cada uma levou ou levará aos pés Jesus Cristo. “Esta cerimônia é apenas uma forma de expressarmos a gratidão pelo trabalho e a dedicação de forma voluntária destas guerreiras. Com bravura elas semeiam a mensagem de Deus. A recompensa maior ainda está por vir e cremos nisso porque a promessa é bíblica”, fala a responsável pelas mulheres adventistas na região sul-rio-grandense, Rosinha Oliveira.

As integrantes do projeto Mel que levaram pessoas ao batismo são: Rita Montana, Carmem Flores, Fernanda Beckmann, Vanilde Teixeira, Letícia Rodrigues, Rosane Pereira, Maria Barcelos, e Rafaela, que levou o esposo ao batismo. [Equipe ASN - Luzia Paula]

Meditação Diária 2012 - Comprando o Favor (18/04)



18 de abril Quarta

Comprando o Favor


Disse, porém, Esaú: “Eu já tenho muito, meu irmão. Guarde para você o que é seu.” Gênesis 33:9

No trajeto de volta para sua terra natal depois de passar 20 anos em Harã, Jacó ainda estava com medo do irmão gêmeo. Ao saber que Esaú ia ao seu encontro acompanhado de 400 homens, Jacó tratou de lhe enviar rebanhos: 200 cabras e 20 bodes, 200 ovelhas e 20 carneiros; 30 fêmeas de camelo com seus filhotes; 40 vacas e 10 bois; 20 jumentas e 10 jumentos. Ordenou que os rebanhos fossem deixados a certa distância um do outro. Ele também instruiu os empregados a dizerem a Esaú que os animais eram um presente de seu servo Jacó, que estava a caminho (Gn 32:13-18).

Que presente generoso! Se Esaú tinha qualquer dúvida a respeito da postura do irmão em relação a ele, aquela era a resposta. Jacó estava com tanto medo e tão ansioso que era capaz de fazer qualquer coisa para agradar o irmão. Ele tentou comprar o favor de Esaú.

Tal abordagem se encaixa com o padrão de vida de Jacó. Acostumado a enganar e a manipular, Jacó pensou que podia encontrar saídas para qualquer situação. O mesmo acontece hoje. Todos nós temos muito de Jacó em nossa personalidade, alguns mais do que outros. Para muitas pessoas, o dinheiro pode comprar qualquer coisa; todo mundo tem um preço. Mas Deus está em busca de homens e mulheres “que se não comprem nem se vendam; [...] que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; [...] que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; [...] cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; [...] que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57).

Jacó até mesmo tentou comprar o favor de Deus. Depois de acordar do maravilhoso sonho da escada que ligava a Terra ao Céu, fez um voto: se Deus cuidasse dele e o levasse em segurança de volta para casa, ele devolveria a Deus o dízimo de tudo o que o Senhor lhe concedesse (Gn 28:20-22).

Antes de julgarmos Jacó, examinemos nosso próprio coração. Quantas vezes eu tentei manipular Deus? Ao devolver o dízimo (que é dEle) e ofertar, será que espero receber um favor em troca porque (em minha mente) fiz um favor a Ele?

O favor de Deus não está à venda. É gratuito – absolutamente gratuito. Chamamos isso de graça.

Até mesmo Esaú ajudou Jacó a enxergar isso. A sucessão de rebanhos não lhe fez diferença. Ele perdoou e aceitou o irmão sem cobrar nada em troca.

No Paraná adventista é eleita “mulher destaque”


Curitiba, PR... [ASN] Zuleide de Jesus Silva tem 65 anos, é técnica de enfermagem e diretora dos Ministérios da Mulher na igreja de Vila das Oficinas, em Curitiba, PR. No município vizinho à capital, Fazenda Rio Grande, ela desenvolve um trabalho social com gestantes e mães iniciantes que resultaram na eleição dela como Mulher Destaque em Saúde de Fazenda Rio Grande. Há dez anos, depois de atuar em outros hospitais, como o Hospital Adventista de São Paulo, Zuleide foi aprovada no concurso público municipal, e passou a trabalhar no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. A realidade encontrada era desesperadora: altíssimo índice de mortalidade infantil e também o número de mães adolescentes.

“Comecei a orar sobre o problema, falando para Deus sobre meu desejo de mudança, e que precisava de ajuda”, conta. Zuleide entendia que os problemas graves que causavam a morte das crianças seriam minimizados com orientações. Foi aí que, de forma voluntária e individual, ela criou um projeto que deu o nome de Oficina de Gestantes. A ideia era aproveitar o momento em que a recepção estava cheia de mulheres aguardando para fazer o exame de ecografia e conversar com elas sobre amamentação, higiene, cuidados gerais com o bebê, etc.. Após uma hora na recepção, Zuleide voltava ao seu posto de trabalho na maternidade. “Todas as palestras eu iniciava com uma oração e aproveitava para entregar folhetos”, recorda.

Após um ano e meio, o trabalho de Zuleide começou a dar resultados e a direção do hospital começou a dar suporte; alguns colegas começaram a ajudá-la com palestras. Conversando com as gestantes, ela percebeu que outro problema acontecia pela ausência do registro de nascimento das crianças no cartório. Zuleide procurou então o promotor da cidade, e ficou decidido que nenhuma criança deixaria o hospital sem ter seu registro feito no cartório. Zuleide criou ainda uma unidade coletora de leite, dando suporte a dois hospitais de Curitiba que têm banco de leite.

Com a oficialização do projeto, a enfermeira passou ainda a visitar as famílias em casa, para orientações mais específicas. As famílias passaram ainda a ter acesso ao programa Parto Assistido, uma das ações do Oficina de Gestantes.

O envolvimento pessoal com os necessitados começou a despertar interesse dos colegas que passaram a estudar a Bíblia dentro do hospital com Zuleide. Há seis anos o projeto que ela criou tornou-se oficial da prefeitura, e ela foi promovida a Coordenadora do agora chamado Programa Mãe Fazendense, atendendo atualmente 100 mulheres por mês.

No dia 30 de março, Zuleide foi convidada a participar de uma confraternização do município. O espírito missionário fez com que ela levasse uma caixa de livros A Grande Esperança para entregar aos outros participantes. O que Zuleide não sabia era que o evento seria uma homenagem surpresa para a Mulher Destaque em Saúde no município, com condecoração feita pela prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação de Pastores local.

“Quando a mestre de cerimônia disse que eu trabalhava não apenas a questão de saúde das pessoas, mas também o lado espiritual e mostrou o livro que eu tinha dado a ela, as pessoas se levantaram e vieram até minha mesa pedindo livros também”, afirma Zuleide. Como o número de participantes era maior que o de livros, ela passou a dar o endereço do hospital onde trabalha e as pessoas estão buscando mais livros. Zuleide entregou desde o dia 30, cerca de 300 exemplares.

Por onde passa, Zuleide ou dona Zuzu, é reconhecida; ainda mais nos terminais de ônibus onde aparelhos de televisão transmitem as palestras que ela oferece para as gestantes. “Quando visito uma mãe e a encontro cheia de tarefas e perdida tentando dar conta de tanto trabalho, sento e mostro pra ela a importância do controle do tempo doado por Deus. Os pais que encontro em casa sempre aprendem que o filho é um presente dado por Deus”, salienta.

Através do testemunho de Zuleide, seis colegas de trabalho foram batizados. Ainda de acordo com ela, há famílias de gestantes frequentando as igrejas na região e recebendo estudos bíblicos.

Hoje, a prefeitura oferece transporte gratuito para as gestantes e pais participarem das palestras de Zuleide. Os encontros, agora também com psicólogos, nutricionistas, pediatras e bioquímica acontecem no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família”.

“Tudo eu dedico a Deus que me deu o talento e a disposição de trabalhar na causa”, conclui, afirmando que, embora esteja aposentada, está longe de pensar em parar de trabalhar. [Equipe ASN – Francis Matos]

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vagas para Camporí no Sul do Brasil são preenchidas em duas horas


Curitiba, PR... [ASN] Apenas duas horas depois de abertas as inscrições para o 3.º Camporí de Jovens da União Sul-Brasileira, na manhã desta segunda-feira, 16, todas as vagas já tinham sido preenchidas. Seis mil candidatos foram inscritos num tempo recorde, segundo informou o diretor de Jovens da União Sul-Brasileira, pastor Elmar Borges. O evento acontece entre os dias 11 e 14 de outubro de 2012 no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e reunirá jovens de toda a região Sul do Brasil. O orador oficial do evento será o pastor Baraka Muganda. Por 15 anos, Muganda atuou como líder mundial do Ministério Jovem da Igreja Adventista.
O Camporí "A Última Fronteira" terá participações musicais de Leonardo Gonçalves, Laura Morena e Arautos do Rei. [Equipe ASN – Márcio Tonetti]

Revista Conexão JA alerta sobre a cultura da bebedeira


Tatuí, SP... [ASN] A edição de abril marca o início de uma nova fase da revista Conexão JA. A primeira é a tiragem: foi triplicada, agora são 30 mil exemplares. A segunda é o público: a revista recebeu como leitores mais de 24 mil alunos do ensino médio da rede educacional adventista do Brasil. Em razão disso, na próxima edição já são esperadas mudanças gráficas e editoriais e o lançamento do site da revista em conjunto com a presença nas redes sociais. Mas enquanto isso não acontece, os leitores já podem contar com bom conteúdo em abril. Na reportagem de capa, a revista pinta um quadro real e sem moderação do consumo de álcool entre os jovens brasileiros. A idade média de início e o perfil de consumo são os números mais assustadores. É preciso diminuir esses dados e a Conexão JA convida os jovens a mudar essa cultura da bebedeira.

Em duas matérias assinadas por Diogo Cavalcanti, o leitor pode compreender melhor dois assuntos que não saem da mídia e devem cair no vestibular. A reportagem é sobre o declínio americano, sua crise econômica e política. Será que os chineses vão ultrapassar os ianques? O que levou milhares de pessoas a protestar em Wall Street? Já na entrevista, Diogo conversa com dois ativistas sírios que estão fora de seu país e denunciam os massacres em sua terra natal. Esses conflitos são mais um capítulo da chamada Primavera Árabe.

Mas não para por aí. Nosso repórter Fernando Torres visitou a exposição inédita sobre o cotidiano do Império Romano. A mostra passou por Belo Horizonte-MG e fica até o dia 22 de abril no Masp, em São Paulo. E o jornalista Michelson Borges explica as poucas semelhanças e as inúmeras diferenças entre as teorias da evolução e da criação. Enfim, não dá para perder! Para quem conhece a revista, é só matar a saudade e para quem nunca, está na hora de assinar pelo 0800-9790606 ou acessar o site www.cpb.com.br. E para não ter que esperar mais três meses, nos siga pelo perfil: www.twitter.com/conexaoja. [Equipe ASN - Wendel Lima]

Meditações Diárias 2012 - O Guerreiro Celestial (17/04)



17 de abril Terça

O Guerreiro Celestial


Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel porque você lutou com Deus e com homens e venceu.” Gênesis 32:28


Você já notou a maneira peculiar com que a Bíblia chama o povo escolhido de Deus, os judeus, no Antigo Testamento? Seu famoso ancestral foi Abraão, homem de muita fé (e mais algumas fraquezas humanas). Não seria estranho se o povo escolhido fosse chamado de “filhos de Abraão”, mas em vez disso são chamados “filhos de Israel”.

Israel? Esse é o outro nome de Jacó, o grande enganador do Antigo Testamento. Ele enganou o pai idoso e cego; enganou o irmão, Esaú, e enganou o tio, Labão. Como Deus foi capaz de colocar o nome desse personagem dúbio em Seu povo?

A resposta é graça! Deus fez por Jacó o que fez por muitos enganadores e pessoas de mau caráter ao longo dos séculos, e o que Ele ainda faz hoje: concede-lhes uma segunda chance, e uma terceira, depois uma quarta. Deus continua amando essas pessoas, convidando-as para voltar, guiando-as pelo mesmo caminho que caíram tantas vezes, ensinando-as até o dia em que acordam e Lhe permitem ser o Senhor de sua vida. A partir de então, elas se tornam diferentes, transformadas, novos homens e mulheres. Jacó se torna Israel.

Deus trabalhou com Jacó por muito, muito tempo. Quem sabe Jacó estava começando a acordar, mas o ponto crucial ocorreu numa noite específica. Jacó estava retornando para Canaã, regressando como um homem rico com duas esposas, onze filhos e uma filha e um vasto rebanho. Foi nessa ocasião que recebeu uma mensagem que o deixou apavorado: Esaú estava indo ao seu encontro acompanhado de 400 homens! Jacó enviou as mulheres, as crianças e os animais para a outra margem do rio Jaboque e planejou passar aquela noite terrível em oração.

De repente, foi atacado. Um homem o agarrou e lutou com ele. Jacó lutou para salvar a vida. Mas, à medida que a luta prosseguia, começou a perceber que não estava lutando com um guerreiro qualquer. De forma alguma! Era Jesus, que ainda hoje vem a nós, que luta para nos trazer a vida nova que Ele oferece.

Jacó encontrou vida nova, e um novo nome, Israel, que significa “aquele que luta com Deus”.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meditações Diárias 2012 - A Porta do Céu (16/04)



16 de abril Segunda

A Porta do Céu


Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, se não a casa de Deus; esta é a porta dos Céus.” Gênesis 28:17

Aqui está Jacó, tão esperto, apanhado pela própria armadilha. Ele está fugindo do irmão mais velho, Esaú, por ter obtido a bênção da primogenitura ao enganar o próprio pai. Esaú está irado e mal pode esperar chegar o dia em que poderá se vingar do irmão. Mas ainda não, não enquanto o pai já idoso, Isaque, estiver vivo.

Jacó foge. Ele vai para o norte a caminho de Harã, lugar em que o tio Labão mora. O plano de Jacó não parece mais tão perfeito. A noite vem e ele está totalmente solitário. Sem jantar em família esta noite. Sem cama confortável para encostar o corpo cansado. Ele terá que se virar de alguma forma. De repente, sua vida se tornou uma questão de sobrevivência selvagem.

Jacó procura um lugar para descansar e passar a noite. Nada de cobertor, lençol ou travesseiro nesta noite. Ele pega uma pedra para reclinar a cabeça.

Você já tentou dormir num travesseiro de pedra? Eu já e posso afirmar que não é divertido. Se você estiver muito cansado, acabará caindo no sono, mas não por muito tempo. E, ao acordar, parecerá que quebrou o pescoço.

Ali está Jacó, deitado sozinho ao relento, com a cabeça reclinada sobre uma pedra. Nunca tinha se sentido tão longe de casa, tão longe do Deus de Isaque e de Abraão.

Finalmente, pega no sono. Então, algo maravilhoso acontece. Deus lhe concede um lindo sonho. Naquele lugar ermo e hostil, seria normal ter pesadelos. Mas, em vez disso, Jacó vê uma escada ligando a Terra ao Céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela. O Senhor está no alto da escada proclamando: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. [...] Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e Eu o trarei de volta a esta terra” (Gn 28:13, 15).

Ao acordar, Jacó pensa consigo: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! [...] Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos Céus” (v. 16, 17).

Ainda é verdade. O Senhor está neste lugar. Não importa o quão solitário ou abandonado este lugar pareça, Deus não o abandonou, Ele não nos abandonou. Os anjos de Deus sobem e descem pela escada celestial ao lado de nosso travesseiro de pedra enquanto o Senhor diz: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá.”

domingo, 15 de abril de 2012

Bíblia Sagrada chega a 2.539 idiomas



Brasília, DF ... [ASN] Para cumprir a missão de ampliar o acesso ao texto bíblico, as sociedades bíblicas de todos os países, bem como outras organizações dedicadas à tradução bíblica, trabalham em parceria com instituições missionárias e tradutores para produzir, a cada ano, Escrituras em idiomas de todos os continentes. Nos dois últimos anos, houve um expressivo avanço nesse trabalho, com a publicação de 30 edições inéditas do texto bíblico, entre as quais sete edições do Novo Testamento e dez da Bíblia completa.

De acordo com o Relatório Mundial de Tradução de Escrituras, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) a partir de informações coletadas pelo Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e pelo setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, até 31 de dezembro de 2011, já foram registradas publicações do texto bíblico em 2.539 diferentes línguas: 1.241 Novos Testamentos’823 porções bíblicas e 475 Bíblias completas.

“Esses esforços em traduzir a Palavra de Deus para todos os povos devem ser motivos de agradecimento a Deus. No entanto, é preciso ter em mente que existem mais de 6,9 mil línguas no mundo e, portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, avalia Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e responsável pela elaboração do documento.

Ranking - O continente africano lidera o número de traduções, com 743 idiomas, seguido pelo asiático, com 618. Nas Américas, já foram realizadas 515 traduções. Os países da Oceania somam 449 traduções e dos da Europa têm 210. Existem ainda três publicações em idiomas construídos, como, por exemplo, o esperanto. O relatório não apresenta apenas registros de traduções realizadas pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Ele inclui Escrituras traduzidas e publicadas por diversas organizações. O objetivo é apresentar um panorama mundial do trabalho que tem sido realizado pela difusão da mensagem bíblica. Além das publicações em primeira edição, o relatório mostra também o crescimento, ano a ano, das revisões e novas edições, o que denota o esforço empreendido pelas organizações envolvidas de constante atualização da linguagem e melhoria das publicações.

No biênio 2010/2011, entre as 30 publicações em línguas que ainda não haviam recebido traduções da Bíblia, destacam-se as seis publicações realizadas em idiomas da Índia, incluindo quatro Novos Testamentos e uma Bíblia completa. O Brasil também obteve resultados expressivos com o registro de três novas publicações. Ainda na América do Sul, foram lançadas novas obras na Colômbia e no Equador.

No Brasil, onde são falados mais de 185 idiomas por cerca de 200 diferentes grupos étnicos, entre indígenas e descendentes de imigrantes, a SBB apoia as iniciativas de organizações cristãs especializadas em tradução do texto bíblico e, nos últimos dez anos, esse trabalho se intensificou, gerando vários lançamentos. Entre 2010 e 2011, foram publicadas obras em três idiomas pela primeira vez: Nadëb, Parakanã e Tembé.

[Equipe ASN, com informações da Assessoria de Imprensa da SCB]